Sobre a Raça




Temperamento/ Comportamento


Bengals são gatos extremamente inteligentes e com excelente memória. Afetuosos, adoram interagir com seus donos, se dão bem com crianças e com outros animais. Eles tem personalidade dominante, especialmente os machos, mas mesmo assim convivem bem com outros gatos desde que estes não desafiem sua posição de gato alfa, caso contrário, pode haver brigas e o bengal geralmente acaba levando a melhor, já que é um gato bastante forte.

Bengals costumam ficar bastante estressados fora do seu ambiente, mas não costumam apresentar reações agressivas. Levá-lo ao vet costuma ser uma tarefa bastante tranquila pois ficam intimidados fora do seu ambiente.

Seu miado é bem mais forte que de outros gatos mas não miam tanto quanto os siameses por exemplo. Alguns bengals “respondem” com miados quando falamos com eles.

A brincadeira preferida de bengals é ir buscar coisas que atiramos, gostam muito de água também. Brincam muito mas não são destruidores.

Cuidados


Por se tratar de uma raça de pêlo curto, apenas banhos regulares, limpeza de ouvidos com produto indicado pelo seu veterinário, corte de unhas e uma rápida escovação para manter a pelagem sempre macia e brilhante.

Saúde e predisposição à doenças


Bengals geralmente são gatos fortes e desde que sejam seguidos os devidos cuidados de rotina com saúde como vermifugação e vacinação em datas corretas, além de alimentação de boa qualidade, não costumam ter problemas de saúde. Também é importante lembrar que é preciso ter cuidado para que não tenham acesso à rua evitando assim contato com outros gatos que não tenham sido testados para doenças infectocontagiosas como a FelV, FIV e PIF. Aliás esses cuidados devem ser tomados em relação à qualquer gato, não só em bengals.

Outro problema que o bengal pode vir a apresentar é a HCM (cardiomiopatia hipertrófica),podendo vir a aparecer entre 3 a 8 anos de idade.

Os sintomas da HCM dificilmente são notados e algumas vezes só é constatado através de necropsia realizada após a morte súbita.Por melhor que seja o criador, a verdade é que ele não tem como garantir que os filhotes vendidos jamais terão HCM. Isso só será possível no dia em que for disponibilizado exames por DNA específicos da raça bengal, para detecção dos genes causadores do problema, da mesma forma como já existe para a raça Maine coon.

Para prevenção do problema de HCM é sempre bom comprar de criadores que realizem rotineiramente nos pais o exame de ecodoplercardiograma e realizar periodicamente para que seja detectado a doença em seu estágio incial podendo realizar o tratamento precocemente.Não há cura para o HCM, mas é uma doença que pode ser controlada através de medicação específica que deverá ser administrada pelo resto da vida do gato e isso requer responsabilidade e comprometimento por parte do dono. É fundamental que as pessoas que adquirem um exemplar tenham consciência disso.


-Sociabilização:


Durante a fase em que o gatinho está com a mãe ele passa por um processo que denominamos imprinting. É quando a sua personalidade está sendo formada e o convívio com os irmãos e a mãe torna-se imprescindível para que ele cresça um gato dócil e carinhoso. Durante as brincadeiras com a mãe e os irmãos , por exemplo, o filhote aprenderá que ao mordê-los de forma violenta ele será imediatamente punido com uma mordida. Quando retirado muito cedo do convívio da mãe e do restante da ninhada, o filhote não aprende a regular a intensidade de suas mordidas, tornando-se portanto potencialmente violento ( por mais que a sua intenção seja apenas brincar). Outra coisa importante é a observação do filhote ao uso da caixa de areia. Ele observa e aprende com a mãe a sua utilização. Desta forma, o novo proprietário receberá seu novo companheiro já bem treinado e educadinho.


-Castração:


O gatil Loyal Cats atende ao código de ética exigido pela TICA e FiFè. De acordo com este código, todos os nossos filhotes vendidos para companhia (pet) são castrados antes de serem encaminhados ao novo lar. Esta é uma medida adotada internacionalmente por criadores sérios e visa preservar o bom desenvolvimento da raça Bengal.

Diferentes Padrões e variações de preço:


Show, Breeder, Pet.


Padrão Breeder/ Show : é o gato que apresenta todas as características estabelecidas pelo standard da raça estando apto a participar de exposições de julgamento e programas de criação.

Padrão Breeder: é o gato proveniente de uma excelente linhagem mas que não possui uma aparência exatamente como pede o padrão ideal. Embora ele não seja perfeito, tem um excelente pedigree e uma genética que o torna apto a participar de programas de criação podendo, inclusive, gerar filhotes de padrão show.

Padrão Pet ( companhia) : é o gato que possui alguma falta não aceita em exposições, porém ótima companhia, saúde e temperamento.

Padrão Special Pet ( companhia): são gatos de padrão show, porém castrados. Podem participar de exposições ou julgamentos porém na categoria “neuter”. Eles somente não estão aptos à reproduzir.


 

Priscila Martin Docal
Veterinária e Criadora.


Telefone:  (11) 96398-1851

[email protected] 

Itatiba - São Paulo - Brasil




  
  

Mai 10, 2014

Confira as ultimas notícias do nosso Gatil e sobre a raça ( clique aqui))....


Copyright 2015 - Gatil Loyal Cats - Todos os Direitos Resevados -